Novamente um texto de minha amiga Áurea, que julguei muito sábio e importante e resolvi transcrevê-lo aqui.
AMOR E RESPEITO
-- por Áurea Júlio (*)
Tanta igreja nesse país comendo o dinheiro das pessoas e NENHUMA, nenhuminha que seja para lembrar aos fiéis que BASTAVA CUMPRIR DOIS MANDAMENTOS dos dez, apenas dois -- fácil, sem trabalho, só dois, já que todo mundo tem preguiça até na hora de servir ao CRIADOR. mas dois bastavam: 1 -" amar a Deus sobre todas as coisas;" e 2 - "amar ao próximo como a si mesmo."
Tudo estaria resolvido: se você ama a Deus sobre todas as coisas, a primeira porcaria que sai da sua vida é a ganância, o consumismo. Isso já inclui o amor pela OBRA de Deus, tudo o que foi criado por Ele para nossa felicidade. Aí a natureza já estaria salva, os animais já estariam protegidos.
Se você ama o próximo como a si mesmo, um montão de droga vai pelo bueiro e limpa a sua vida pra sempre - quem iria roubar, trair, enganar, explorar, cobiçar a mulher do próximo, matar, assassinar, corromper, se pudesse se colocar no lugar do outro? Haveria RESPEITO, que é o que mais falta hoje no mundo inteiro. Isso é amar o próximo: colocar-se no lugar do outro, respeitá-lo, desejar ao próximo o que só seria bom pra você mesmo.
Claro, não tenho o atrevimento de cometer a heresia de dizer que não precisamos dos outros oito mandamentos, mas não precisamos. Punto e basta!
(*) Áurea Júlio é advogada, professora e tradutora. Viveu em Londres e na Austrália.
Lúcia Constantino
Enviado por Lúcia Constantino em 18/01/2011
Alterado em 07/03/2011